Guia de Exportação de Tecnologia da Informação
O mundo já estáplano há muito tempo e isto faz com que não existam mais barreiras físicas ou geográficas. Estar presente em diversos mercados ao mesmo tempo não prescinde mais de se ter obrigatoriamente presença física em todos os locais onde se faz negócios.
De acordo comlivro do Thomas Friedman, foram vários os “achatadores”, começando pela queda do muro de Berlim até o fato mais recente que é decorrente da interconectividade permanente através da internet.
Mas, o último“achatador” não foi uma barreira física ou tão pouco uma plataforma tecnológica, mas sim um ocorrência econômica, que turbinado por esta interconectividade permanente, se tornou um verdadeiro “tsunami financeiro”. Foi a tal da crise financeira ocorrida em 2008/2009 e que ainda continua produzindo desequilíbrios e efeitos colaterais.
A crise financeira obrigou as empresas buscarem outras paisagens para recompor as perdas nos mercados mais desenvolvidos. E os mercados emergentes foram uma escolha natural, desta forma criando um movimento mais forte de globalização e de redistribuição.
Isto…
View original post 388 more words
Leave a Reply