Vice Presidente e Princpal Analista do Gartner diz que será necessário lutar sem medo e tomar as decisões difíceis

Em mais uma das principais palestras no Gartner IT Symposiuim 2008, em Orlando, EUA, Whit Andrews disse que será necessário que todos lutem com coragem e não refugar de tomar as decisões difíceis. “O objetivo é sobreviver e fazer com que as empresas consigam progredir mesmo dentro de um cenário adverso”.

Além de Whit Andrews, outros analistas participaram desta sessão, Kathy Harris, Vice Presidente e Analista Destacada; Dale Vecchio, Vice Presidente de Pesquisas; Brian Gammage, Vice Presidente da Gartner; Richard Hunter, também Vice Presidente da Gartner. Os cinco analistas apresetaram a sua visão sobre como que podem ajudar os  executivos e profssionais de TI navegar esta enorme tormenta, e eles por sua vez, poderem ajudar as suas empresas se manterem de pé.

Todos os analistas foram unânimes em afirmar que apesar dos tempos extremamente difíceis e voláteis, os desafios gigantescos e o receio generalizado, coragem, inovação e agilidade farão com que todos consigam sobreviver estes “tempos negros” e poder vislumbrar um nova fase, boa e empolgante.

Whit Andrews falou para a platéia que no evento do ano passado, foi sugerido para todos que fizessem  dois orçamentos, em caso da economia realmente entrar numa crise. E agora, esta realidade é na verdade uma enorme crise financeira mundial., e fará com que o horizonte dos departamentos de TI das empresas seja alterado e tenha que se re inventar.

“O consumo desenfreado agora acabou. Agora estamos começando a era da freio de mão puxado e a mão fechada”, e isto irá fazer com que os profissionais de TI mudem o seu perfil e adotem uma postura de “evangelistas”, procurando convencer a drieção da empresa que chegou a hora de buscar novas soluções e tecnologias, criados pela nova geração de usuários de TI, e que suportam novos processos que irão possibilitar as empresas fazerem mais com menos.

Kathy Harris, na sua fala, disse que os departamentos de TI das empresas estão presos entre o “ontem” e o “amanhã”. “Inovações são vitais, mas a janela da inovação está diminuíndo” disse a analista, enquanto urgia para a platéia não perder a oportunidade para visitar novos conceitos e novas tecnologias, e que isto representava a importância de “tomar as decisões e entregar as soluções mais rapidamente.”

Ela enfatizou que os departamentos de TI podem acabar sendo “atropelados” pela nova geração de usuários de TI, conhecidos como os “nativos digitais” e que usam novas soluções e tecnologias disponíveis na própria internet, fazendo alusão ao movimento do “cloud computing.” Ela afirmou, que diante do cenário financeiro atual, que o risco de usar estas novas tecnologias é menor do que simplesmente não existir no futuro.

Portanto, disse a analista,”não espere e aja imediatamente, procurre aprender logo como usar estas novas tecnologias nascidas nos berços dos usuários, pois esta integração com esta nova realidade terá que acontecer de qualquer forma num futuro próximo.

Harris complementou afirmando que os departamentos de TI das empreas estáo subestimando as tecnologias criadas pelos usuários, e citou exemplos recentes da Starbucks e Lego, que agora envolvem os seus clientes na produtação dos seus serviços e produtos.

Vecchio também procurou passar para a platéia o senso de urgência que as empresas precisam ter diante da nova realidade somada ao processo evolutivo do setor e que já estava em andamento mesmo antes da crise. “O mercado acionário acabou de implodir e agora a próxima implosão vai ser a da geração babby boomer”, citando que 50 % a 70 % dos profisssionais envolvidos com gestão de sistemas legados deverão se aposentar nos próximos 3 anos.

A mensagem central do analista Vecchio é que não se pode esperar por causa da crise, para substituir os sistemas antigos e desatualizados, e que em breve não teráo profissionais para rodá-los e mantê-los. Ë preciso fazer esta mudança e investimento já.  “Em 2007 nós falamos para deletar os emails velhos. Em 2008 estamos dizendo para deletar as aplicações velhas”, afirmou Vecchio.

Ele ainda afirmou que escolher não fazer os upgrades necessários não resolverá o problema de redução de custos e garantir desempenho. Ele praticamente implorou a platéia para ter coragem e adotar uma visão de longo prazo. Ele comparou as infra-estruturas das cidades que quando apodrecem normalmente produzem desastres fatais.

Para finalizer, Vecchio ofereceu três alternativas que podem ajudar as empresas a cortarem custos enquanto prepará-las também para o futuro das novas aplicações: Virtualização, comoditazição e cloud computing

Richard Hunter, o último analista a falar para a platéia, disse que a hora é esta. É a hora de tomar as decosões difíceis e impopulares. E tem que ser feito, pois diferentemente de outros setores, fazendo alusão ao setor financeiro, não haverá resgate para ninguém. “Vamos ter mortos, feridos e sobreviventes”, afirmou Hunter. “Pois entáo é melhor tomar as medidas agora para sobreviver”.

Resumindo a situação geral e o seu impacto em TI, Hunter juntamente com Witt Andrews, disseram o seguinte:

  • O aviso estava já havia sido dado que a crise estava chegando. Agora chegou!
  • Estamos com medo sim.  Mas não deixe o medo turvar a sua capacidade de pensar claramente
  • Temos que acreditar que iremos sobreviver!
  • Coragem pode domar o medo e ajudar a tomar as decisões difíceis.
  • A meta é sobreviver. É hora de tomar as decisões impopulares.

 

O conselho final do “Swat Team”de Analistas do Gartner foi de se deve agir imediatamente do portfolio de TI. Para todo sistema e aplicação perguntar qual a sua importância, qual é o seu custo final e como pode ser implementado com menos recursos.

 

Creio que isto vale para todos nós.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: